Todo mundo quer extrair o máximo da conexão com a internet e, pensando nisso, o Tecmundo criou um guia com várias dicas para você navegar de forma otimizada.
Por favor, me ajudem a divulgar isso: Não fique de braços cruzados – Reclame na ANATEL contra as Operadoras de Internet
Não fique de braços cruzados – Reclame na ANATEL através do numero 1331 ou através do site https://sistemas.anatel.gov.br/sis/LoginInternet.asp?codSistema=649&Pagina=http%3A%2F%2Ffocus%2Eanatel%2Egov%2Ebr%2Ffocus%2Ffaleconosco%2Fatendimento%2Easp%3F (fale conosco da ANATEL.
Semelhante ao que aconteceu com as operadoras de telefone celular e mais recente com as de plano de saúde, as agencias reguladoras (Anatel é a que regula telefone e internet) só podem multar e suspender as operadoras se houver um número considerável de reclamações. (Isto também vale para o Procon multar lojas que desrespeitam os consumidores)
Antes de reclamar na ANATEL, é necessário ter o número de protocolo da reclamação na operadora de internet.
As operadoras de internet lesam os clientes entregando serviço (velocidade de donwload) inferior ao contratado e cobrando o preço total.
Ex.: Você contrata internet de 2Mb e recebe em média 800kbps. Ou contrata 1Mb e recebe só 600kpbs.
Você pode saber gratuitamente qual a velocidade de download que você está recebendo através de sites como http://speedtest.copel.net/ ou http://www.speedtest.net/
A maioria das pessoas nem se dão conta de que estão sendo lesadas, e somente depois de passar muita raiva ao tentar assistir um vídeo no youtube é que ligam para a operadora reclamando da velocidade. Aí eles sempre respondem que a área ou está em manutenção, ou está com instabilidade e dão uma previsão de normalização de algumas horas.
Quando a pessoa já liga dizendo a velocidade que está recebendo, eles agendam uma visita técnica. O técnico vem, faz alguns testes e a velocidade está normal (a mesma do contrato ou até superior) mas alguns dias depois (as vezes até horas) a velocidade cai de novo.
Há alguns meses, a resposta era que a velocidade estava baixa devido ao horário de pico. Mas depois que as operadoras de telefonia foram multadas e suspensas de venderem para novos clientes até que consigam atender os clientes atuais, as operadoras de internet estão inventando essas desculpas esfarrapadas.
A verdade é que, visando apenas o lucro, as operadoras estão vendendo mais do que sua capacidade de atender ao serviço. Por isso eles rateiam a velocidade entre os clientes existentes.
Não fique de braços cruzados – Reclame na ANATEL. Para reclamar na Anatel é necessário ter o número de protocolo da reclamação na operadora de Internet. Mesmo que eles aumentem sua velocidade por alguns dias.
Se depois você verificar que caiu de novo – reclame na Anatel com esse ultimo protocolo e diga que já reclamou várias vezes e que eles aumentam a velocidade por uns dias mas depois cai novamente. Não precisa dizer que a operadora informou que estava com instabilidade naquele momento, basta dizer que todas as vezes que você mede a sua velocidade, resultado é uma velocidade de donwload abaixo da contratada. O que conta para a ANATEL é a quantidade de reclamações, não a desculpa esfarrapada ou solução que a operadora deu.
É mais fácil reclamar pelo telefone 1331, mas quem quiser reclamar pelo site da ANATEL, tem-se um pouco mais de liberdade para escrever o que quiser e inclusive anexar documentos. Pela internet, tem que se cadastrar. Quem quiser pode fazer um histórico com os dias e horários que você mediu e os resultados.
O importante é as pessoas registrarem o maior número de reclamações na ANATEL com o título: Estou recebendo velocidade menor do que a contratada. Quanto mais reclamações com esse título houver na ANATEL mais rápido as operadoras de internet serão obrigadas a deixar de roubar os clientes.
Espalhe esse e-mail para o maior números de conhecido possível, e principalmente se eles tiverem a mesma operadora que você e morar na mesma região.
Não podemos ficar de braços cruzados enquanto as operadoras de internet nos roubam. Vamos nos mobilizar e encher a ANATEL de reclamações!
Por favor, me ajudem a divulgar isso: Não fique de braços cruzados – Reclame na ANATEL contra as Operadoras de Internet
ResponderExcluirNão fique de braços cruzados – Reclame na ANATEL através do numero 1331 ou através do site https://sistemas.anatel.gov.br/sis/LoginInternet.asp?codSistema=649&Pagina=http%3A%2F%2Ffocus%2Eanatel%2Egov%2Ebr%2Ffocus%2Ffaleconosco%2Fatendimento%2Easp%3F (fale conosco da ANATEL.
Semelhante ao que aconteceu com as operadoras de telefone celular e mais recente com as de plano de saúde, as agencias reguladoras (Anatel é a que regula telefone e internet) só podem multar e suspender as operadoras se houver um número considerável de reclamações. (Isto também vale para o Procon multar lojas que desrespeitam os consumidores)
Antes de reclamar na ANATEL, é necessário ter o número de protocolo da reclamação na operadora de internet.
As operadoras de internet lesam os clientes entregando serviço (velocidade de donwload) inferior ao contratado e cobrando o preço total.
Ex.: Você contrata internet de 2Mb e recebe em média 800kbps. Ou contrata 1Mb e recebe só 600kpbs.
Você pode saber gratuitamente qual a velocidade de download que você está recebendo através de sites como http://speedtest.copel.net/ ou http://www.speedtest.net/
A maioria das pessoas nem se dão conta de que estão sendo lesadas, e somente depois de passar muita raiva ao tentar assistir um vídeo no youtube é que ligam para a operadora reclamando da velocidade. Aí eles sempre respondem que a área ou está em manutenção, ou está com instabilidade e dão uma previsão de normalização de algumas horas.
Quando a pessoa já liga dizendo a velocidade que está recebendo, eles agendam uma visita técnica. O técnico vem, faz alguns testes e a velocidade está normal (a mesma do contrato ou até superior) mas alguns dias depois (as vezes até horas) a velocidade cai de novo.
Há alguns meses, a resposta era que a velocidade estava baixa devido ao horário de pico. Mas depois que as operadoras de telefonia foram multadas e suspensas de venderem para novos clientes até que consigam atender os clientes atuais, as operadoras de internet estão inventando essas desculpas esfarrapadas.
A verdade é que, visando apenas o lucro, as operadoras estão vendendo mais do que sua capacidade de atender ao serviço. Por isso eles rateiam a velocidade entre os clientes existentes.
Não fique de braços cruzados – Reclame na ANATEL.
Para reclamar na Anatel é necessário ter o número de protocolo da reclamação na operadora de Internet. Mesmo que eles aumentem sua velocidade por alguns dias.
Se depois você verificar que caiu de novo – reclame na Anatel com esse ultimo protocolo e diga que já reclamou várias vezes e que eles aumentam a velocidade por uns dias mas depois cai novamente. Não precisa dizer que a operadora informou que estava com instabilidade naquele momento, basta dizer que todas as vezes que você mede a sua velocidade, resultado é uma velocidade de donwload abaixo da contratada. O que conta para a ANATEL é a quantidade de reclamações, não a desculpa esfarrapada ou solução que a operadora deu.
É mais fácil reclamar pelo telefone 1331, mas quem quiser reclamar pelo site da ANATEL, tem-se um pouco mais de liberdade para escrever o que quiser e inclusive anexar documentos. Pela internet, tem que se cadastrar. Quem quiser pode fazer um histórico com os dias e horários que você mediu e os resultados.
O importante é as pessoas registrarem o maior número de reclamações na ANATEL com o título: Estou recebendo velocidade menor do que a contratada. Quanto mais reclamações com esse título houver na ANATEL mais rápido as operadoras de internet serão obrigadas a deixar de roubar os clientes.
Espalhe esse e-mail para o maior números de conhecido possível, e principalmente se eles tiverem a mesma operadora que você e morar na mesma região.
Não podemos ficar de braços cruzados enquanto as operadoras de internet nos roubam. Vamos nos mobilizar e encher a ANATEL de reclamações!